1° E Olímpico
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

1° E Olímpico

Fórum destinado a esclarecimento de dúvidas dos alunos aos professores.
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Tutorial - Como Usar o Fórum

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
saviom

saviom


Mensagens : 22
Data de inscrição : 11/02/2010
Idade : 28
Localização : Outside your window

Tutorial - Como Usar o Fórum Empty
MensagemAssunto: Tutorial - Como Usar o Fórum   Tutorial - Como Usar o Fórum Icon_minitimeSáb Fev 13, 2010 10:41 pm

Salve olímpicos Very Happy

To aqui hoje para explicar para vocês bem detalhadinho como a gente vai usar o fórum, ok?

Eu vo dividir o tutorial em tres partes para ficar mais fácil de compreender.

Primeiramente eu gostaria de esclarecer que o fórum pode ser uma maneira muito mais rápida, fácil, prática e útil de compartilharmos os materiais, vai depender somente de vocês. No fórum, vocês vão poder compartilhar uma dúvida com os outros usuários (que no caso serão os da nossa turma), poderão postar ou olhar alguns materiais que serão úteis em determinadas materias, poderão pegar contato de outros alunos caso seja necessário, conversar besteira e mais um bocado ;D Então o fórum vai ser uma maneira mais divertida e útil da gente manter comunicação.

Então, conversas a parte, vamos ao que interessa:

Aqui nós temos a página principal do nosso fórum:

Tutorial - Como Usar o Fórum Tutorial9

Coloquei os textos ao lado para que quando vocês forem colocar o tópico,façam na área certa, assim nos mantemos organizados =D

Bom, em seguida vocês irão se registrar no fórum, para que possam criar seus próprios tópicos e deixar seu comentários e respostas nos de outros alunos

1.COMO SE REGISTRAR

1.1 Então, pra começar vocês irão olhar que logo acima do tutorial um pouquinho existe uma barra assim.

Tutorial - Como Usar o Fórum Barrat

1.2Cliquem em "S'enregister", e aparecerá algo assim:

Tutorial - Como Usar o Fórum Tutorialregistrando

1.4Cliquem em aceitar termos, e em seguida, insiram os seus dados nos campos:

Em login coloquem o nome do seu usuário, lembrando que será com ele mais a senha que você poderá ter acesso a sua conta no fórum

Em seguida insiram uma senha de preferência e coloquem seu email (caso você a perca, um email será mandado pro seu correio eletrônico)

Tutorial - Como Usar o Fórum Tutorialregistrando2

1.5 Cliquem em salvar, repitam a senha que vocês colocaram anteriormente e insiram os caracteres que se pede na imagem

1.6 Se vocês fizeram tudo certinho uma mensagem, uma mensagem assim irá aparecer:

Tutorial - Como Usar o Fórum Tutorialregistrando4

Prontinho, agora vocês estão cadastrados no fórum =D

E ja que tão cadastrados vamos entrar na conta ^^

Olhando para aquela barra de cima de novo, cliquem em Register Very Happy

Agora coloquem seu usuário e sua senha:

Tutorial - Como Usar o Fórum Registrando1

Vamos então a segunda parte do nosso tutorial,

2.COMO CRIAR UM TÓPICO

Bom, aqui veremos o que é mais importante no nosso fórum, que são os tópicos e suas respectivas respostas.

Como eu mostrei la em cima, temos diferentes categorias, em cada categoria, teremos tópicos tratando de diferentes assuntos, sejam eles: duvidA (errei ali em cima --'), material ou uma discussão.

2.1 Então, para criar um tópico iremos até a página inicial (caso não estejam nela,usando a mesma barrinha acima cliquem em "Fórum")

2.2 Escolham a categoria a qual desejam postar um tópico
Ex.: Se você deseja tirar uma dúvida em matemática, clique na categoria "Matemática"

2.3 Ao clicar vocês verão uma coisa mais ou menos assim:

Tutorial - Como Usar o Fórum Criandotpico1

2.4 Criem então um tópico, clicando onde tem no canto inferior esquerdo da imagem, "Novo Tópico". Uma janela assim aparecerá:

Tutorial - Como Usar o Fórum Criandotpico2

Aqui vocês vão colocar no assunto, sobre o que se trata o tópico, logicamente Razz Eu sugiro que depois do assunto coloquem entre parenteses, qual o tipo do tópico.
Ex.: Conjuntos "(Dúvida)"
Conjuntos "(Material)"

Na caixinha abaixo ( a maior ), vocês irão colocar, o que desejam compartilhar, mais uma vez digo: uma duvida, um material ou discutir sobre alguma coisa albino

Tutorial - Como Usar o Fórum Tpico

Daqui a pouquinho, explico a vocês como formatar o texto, isso é, como usar essas ferramentinhas que tem em cima na caixa Basketball

Bom, mas agora concluiremos o tópico. Terminado de escrever o que vocês desejam, cliquem em Enviar

E prontinho, o tópico de vocês foi postado. Se tudo ocorrer certo, um mensagem assim aparecerá

"A sua mensagem foi enviada com sucesso

Clique aqui para ver a sua mensagem

Clique aqui para voltar ao fórum"

E na categoria que vocês colocaram, um novo tópico será aberto, criei um como exemplo:

Tutorial - Como Usar o Fórum Criandotpico3

Com isso seu tópico ta feito, depois para ver se alguém te respondeu, é só da um clique e abrir a página do tópico.

2.5 E para responder?
Mais simples ainda, basta só clicar em responder, que fica acima do assunto do tópico, e aí uma caixa para resposta igual a quando você criou o tópico abrirá, e com ela você responde ao tópico, seja para agradecer ( o que é sempre importante, nunca esqueçam Mad ), seja para tirar uma dúvida, comentar o tópico, ou qualquer coisa assim. Depois só clicar em enviar da mesma forma.

Com isso terminamos a parte dois \õ/
Vamos a terceira a qual na minha opinião é a mais dificil rabbit

3.COMO FORMATAR O TEXTO

Bom, a formatação do texto é bem importante para que seu tópico ou resposta fique organizado, normalmente, nós só usaremos 2 opções, a de colocar um link, que seria pra disponibilizar um material ou a de colocar uma imagem. Mas eu trouxe mais aqui,

3.1 Negrito, Itálico e Sublinhado

Facinho aqui. Para deixar um texto em itálico, negrito ou sublinhado, você deve selecionar o texto que deseja, e em seguida clicar nos botões correspondentes acima (B=Negrito/I=Itálico/U=Sublinhado). Abaixo da pra entender melhor:

Tutorial - Como Usar o Fórum Formatandotexto1

3.2 Imagens

Esse talvez seja o mais difícil,por isso postei mais imagens para que seja entendido melhor lol!

Primeiro,cliquem no iconezinho acima onde tem um disquete e uma foto por tras,fazeno com que uma janelinha apareça, assim:

Tutorial - Como Usar o Fórum Formatandotexto2

Uma vez clicado, vocês apertam em enviar arquivo, e procura no seu computador a imagem a qual quer postar:

Tutorial - Como Usar o Fórum Formatandotexto3

Selecionada a imagem,clique em abrir e logo após em host it! na janelinha anterior, com isso uma nova será aberta mais ou menos assim:

Tutorial - Como Usar o Fórum Formatandotexto4

Agora,onde tem a caixinha link direto, selecionem tudo que tem escrito e copiem (ctrl+c).

Voltem para a janela do texto e dessa vez vocês irão clicar no iconezinho que fica ao lado do que foi clicado a pouco tempo, no caso o da foto sem o disquete na frente.

Mais uma janela abrirá (Isso ta cansativo ja ne? Ja ta acabano pera). Nessa onde tem a caixinha, colem o que voces copiaram ainda agora(ctrl+v) e cliquem em ok. Prontinho, a imagem foi adicionada a seu texto

Obs.: na hora na caixa de texto, vocês não verão a imagem, mas fiquem tranquilos que ao enviar ela será posta.

3.3 Links

Bom, esse aqui eh mole tbm, duas imagens só ^^

Os links servem para que vocês possam indicar um endereço para a turma, de forma que a mesma através do clique possa abrir o endereço.

Para isso, voltaremos pros icones acima

Clicamos agora a pouco na fotozinha sem o disquete, do lado dela há uma correntezinha, cliquem nela:

Tutorial - Como Usar o Fórum Formatandotexto6

Vocês verão que abrirá uma janelinha, nela na primeira caixa vocês digitam o endereço que querem compartilhar, e na segunda o texto que deseja. No exemplo acima, eu coloquei para que através de um texto "clique aqui" os alunos podessem ligar ao google, ficou assim:

Clique Aqui

Então galera, é isso, acho que deu para entender mais ou menos como funciona um fórum, eu sei que essa ultima parte ficou bem confusa, é que ela é um tanto quanto difícil, mas para testar o que a gente aprendeu aew, respondam a esse topico falando se vocês não entenderam alguma coisa(agradecer tbm vale xD), para que eu possa esclarecer e assim não haver dúvidas Wink

Usem e abusem dessa ferramenta, pq ela nos será muito útil, por ser rápida, prática e divertida.

Eu espero que vocês tenham gostado e entendido meu tutorial,

Um abração para todos vocês todos,

E mandem suas duvidas,

Fui Galera afro

Sávio Muniz
Ir para o topo Ir para baixo
asales

asales


Mensagens : 40
Data de inscrição : 05/02/2010
Idade : 29
Localização : Entre a cadeira e o PC

Tutorial - Como Usar o Fórum Empty
MensagemAssunto: Re: Tutorial - Como Usar o Fórum   Tutorial - Como Usar o Fórum Icon_minitimeDom Fev 14, 2010 4:23 pm

muito bom.. vai ser útil pra muita gente (:
Ir para o topo Ir para baixo
 
Tutorial - Como Usar o Fórum
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Como acham que vai ser a prova? :P
» Como Colocar Foto
» O que vc achou do topo do fórum?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
1° E Olímpico :: Introdução :: Avisos!-
Ir para: